Montando o terrário da sua aranha de estimação

Sim, é possível ter uma aranha como animal de estimação, mas é importante lembrar que as aranhas não são animais de estimação comuns e exigem cuidados especiais.

Algumas espécies de aranhas podem ser mantidas em cativeiro com segurança, mas é necessário pesquisar a espécie específica antes de adquiri-la. Algumas aranhas venenosas não são adequadas como animais de estimação e podem ser perigosas para os humanos.

Além disso, as aranhas precisam de um ambiente adequado para viver, incluindo um terrário ou gaiola que seja grande o suficiente para a espécie e que seja mantido limpo e seguro. Elas também precisam de uma dieta adequada e água limpa e fresca.

Se você está interessado em ter uma aranha como animal de estimação, é importante pesquisar e aprender sobre as espécies que são seguras e adequadas para a criação em cativeiro, além de garantir que você possa fornecer um ambiente adequado e os cuidados necessários para mantê-la saudável e feliz.

Para montar um terrário para aranha de estimação, focando principalmente nas aranhas caranguejeiras e tarantulas, você precisará seguir algumas etapas básicas:

TERRÁRIO
O tamanho do terrário dependerá do tamanho da aranha que você deseja manter. A aranha precisa ter espaço suficiente para se mover e construir sua teia. Devem caber algumas decorações, um pote de água e uma toca. 

O tipo de terrário dependerá da espécie de aranha que você deseja ter.
Aranhar jovens, principalmente as caranguejeiras, devem ficar em terrários pequenos, para facilitar na hora delas encontrarem a comida que você oferece. Conforme a aranha cresce, você aumenta o terrário.

Algumas espécies preferem terrários altos para construir teias, outras preferem terrário com bastante substrato para poderem se enterrar. Um terrário de vidro é uma boa opção para a maioria das espécies, mas você pode usar um pote de vidro ou uma tuppware grande, desde que tenha tamanho suficiente e deixe a aranha bem visível.


SUBSTRATO
O substrato deve ser adequado para a espécie de aranha que você deseja manter. Para aranhas que precisam de um ambiente úmido, você pode usar musgo ou substrato de fibra de coco. Para aranhas que precisam de um ambiente seco, você pode usar areia. Também é possível montar o terrário com vários substratos diferentes e deixar a aranha escolher. Eu costumo usar turfa ou terra, fibra de coco, serragem e musgo no lugar onde fica o pote de água, sendo assim um canto úmido e um canto seco.

DECORAÇÃO
Adicione algumas plantas falsas e pedras ao terrário. 
Tente fazer parecer um ambiente selvagem.
Aranhas arborícolas gostam muito de terem troncos ou casca de árvore para construírem teias e tocas. Se for uma aranha que gosta de umidade, você pode colocar uma suculenta pequena e ver se ela consegue se desenvolver. As plantas não só ajudam a manter o ambiente úmido, mas também podem fornecer um local para a aranha construir sua teia.

ÁGUA
Coloque um recipiente de água no terrário para que a aranha possa beber. Certifique-se de que a água esteja sempre limpa e fresca. Costumamos usar tampinhas de refrigerante para por a água, por ter um tamanho ok. Mas você pode usar tampas ou potes de tamanhos diferentes, dependendo sempre do espaço no terrário e do tamanho da aranha. 

Para aranhas filhote, borrife água no canto onde está o pote, pois antes de usar o pote ela irá começas a beber água na parede. Quando recém-nascidas, alguns criadores colocam um algodão enxarcado de água, assim elas bebem água nele.

Lembre-se de fazer uma pesquisa sobre a espécie específica de aranha que você deseja manter e ajustar as condições do terrário de acordo com as necessidades dela. É importante manter o terrário limpo e seguro para garantir a saúde e o bem-estar da sua aranha de estimação.

Tenho aqui um vídeo no youtube montando o terrário de uma ling, filhote de aranha.



Imagens:
Vivian Roncon e Google.com

Comentários