Muita gente tem vontade de oferecer tenébrios para seus animais, mas não sabe como criar tenébrios em casa. Fiz esse artigo para explicar tudo a respeito sobre a criação desses besouros que não voam e nem tem cheiro.
Os besouros tenébrios, também conhecidos como larvas de farinha, são frequentemente criados como alimento vivo para animais de estimação (pássaros, répteis, roedores e anfíbios). Eles são uma fonte rica em proteínas e nutrientes e são geralmente considerados uma alternativa mais saudável e nutritiva aos alimentos processados. Podem ser inclusive oferecidos desidratados misturados à ração dos animais.
A criação de tenébrios é relativamente fácil e pode ser feita em casa.
COMO COMPRAR TENÉBRIO
Você pode procurar em sites de venda como mercado livre, olx e shopee, pois os tenébrios são vendidos no cento e podem ser enviados pelo correio em embalagens plasticas. Preste atenção na espécie que está comprando, o mais comum e utilizado é o tenébrio molitor, e existe o tenébrio gigante que além de grande é agressivo.
CRIANDO TENÉBRIOS
Primeiro, você precisará de um recipiente para abrigar as larvas, que pode ser uma caixa de plástico ou madeira, ou um recipiente de vidro com tampa. Em seguida, você precisará de uma fonte de alimento para as larvas, que pode ser ração de galinha, labina, farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de milho ou outras formas de grãos.
As larvas também precisam de um substrato para se esconder e se reproduzir, que pode ser composto de papelão, jornal ou serragem de madeira. A temperatura ideal para a criação de tenébrios é de cerca de 25°C, e é importante manter a umidade adequada para evitar a desidratação das larvas. Você pode oferecer cascas de frutas ou legumes para equilibrar a umidade.
As larvas de tenébrio são bastante prolíficas e podem produzir uma grande quantidade de larvas em um curto período de tempo. Eles passam por várias fases de desenvolvimento antes de se transformarem em adultos, e as larvas mais jovens são geralmente as mais desejáveis como alimento para animais de estimação.
LIMPEZA
Ao criar tenébrios, é importante garantir que o alimento e o substrato sejam mantidos limpos e livres de fungos e bactérias. É também importante ter cuidado ao manusear as larvas, uma vez que elas podem liberar uma substância química irritante se se sentirem ameaçadas.
Tem vídeo aqui fazendo a limpeza da caixa de tenébrios:
Em geral, a criação de tenébrios como alimento vivo é uma opção viável e econômica para fornecer nutrição saudável para seus animais de estimação. No entanto, é importante garantir que as condições de criação sejam adequadas e que as larvas sejam mantidas limpas e saudáveis antes de serem oferecidas como alimento.
PROBLEMAS NA CRIAÇÃO
Deu mosca na caixa de tenébrios? Tenho vídeo ensinando a salvar a colônia e não perder as larvas
Caso você não faça isso, todos os tenébrios irão morrer e a caixa irá virar uma criação de moscas.
Além de perder os tenébrios, irá ter mal cheiro e mofo, podendo trazer problemas de saúde.
Tome cuidado com a sua colonia de tenébrios para não por em risco a saúde dos animais que irão comer eles.
Texto e Videos: Vivian Roncon
Comentários
Postar um comentário